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terça-feira, 8 de outubro de 2013

HISTÓRIA DE NILÓPOLIS

Origem Em 1568,fidalgos disputavam as terras deste entorno Fluminense,e a sesmaria que corresponde as terras de Nilópolis, foi dada a Brás Cubas ,por volta de 1600 a região abrigava remanescentes “jacutingas” que haviam restado depois da invasão Portuguesa a suas terras,e ao redor o progresso era visível a civilização chegava as terras da Baixada da Guanabara .Em 1634 o senhor João Álvares Pereira fundava a Fazenda São Matheus,este bravo colonizador ergueu uma capela em suas terras em 1637 em homenagem a seu padroeiro o padre Matheus Machado Homem. A Capela de São Matheus ainda existe no município. O bisneto do senhor João Álvares assumiu a fazenda em 1714,a área da fazenda era tamanha que chegava até o Rio Pavuna.Em 1779 esta passou as mãos do alferes Ambrósio de Sousa Coutinho,com mais de 50 escravos a fazenda produzia açúcar refinado e aguardente. Esta produção que era bem grande para a época era transportada até o porto da Pavuna através de tropas de burros. Em 1854 ,o Barão de Bonfim ,adquiriu a fazenda e a deixou para seu irmão Jerônimo José de Mesquita que possuía também uma feitoria de café na serra da Chatuba. Com a abolição da escravatura em 1888 ,a fazenda perdeu a mão de obra para seu sustento ,então foi abandonada e hipotecada.Nesta ocasião Nilópolis era conhecida por “Engenheiro Neiva”este nome homenageava um dos engenheiros responsáveis pelo assentamento dos trilhos da E.Ferro D.Pedro II.Em decadência,no ano de 1900 a fazenda perdeu sua mata Atlântica,muitas espécies endêmicas foram extintas,e suas terras foram loteadas a baixo preço. Os maiores compradores foram ,o senhor Lazaro de Almeida e o senhor João Alves Mirandella.No ano de 1916 a cidade recebia luz elétrica um avanço tecnológico proporcionado pelo Presidente Nilo Peçanha,o presidente que mais investiu na cidade,motivo pelo qual em meados de 1922 a cidade passava a se chamar Nilópolis . O encontro com a ferrovia A ferrovia trouxe a Nilópolis ,a chance de escoar sua produção com maior facilidade.Enquanto muitas vilas na Baixada transportavam suas produções por rios,Nilópolis ,então “Fazenda são Matheus”tinha maior dificuldade no transporte pois este era feito com tropeiros que eram constantemente assaltados. Curiosidade Em 1916 a companhia de Carril Melhoramentos de Iguassú ,inaugurou o primeiro e único trafego de bondes puxados a burros,que se tem registro na Baixada .Tal sistema só havia na capital ,Rio de Janeiro com os bondes puxados a burro de Santa Teresa em 1859. O trajeto dos bondes de Nilópolis partia da estação e percorria toda a Avenida Mirandella.O próprio Presidente Nilo Peçanha viajou em um destes bondes em visita a cidade.

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