Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de setembro de 2013

História de ITAGUAÍ

Origem Esta cidade de potencial portuário inigualável tem sua historia colidindo com a historia das ferrovias no Brasil. Habitada em 1500 por nativos brasileiros, Tupinambás, estes foram responsáveis por dar o nome da localidade que em sua língua nativa significa “água amarela”.Mas com a vinda dos Portugueses e sua catequização ,diversas tribos foram dizimadas dando lugar a colonos e donos de escravos que acabaram por desenvolver um dos mais importantes engenhos do Brasil. Chegando a ser o maior produtor de aguardente da corte. Em 1818, a paróquia erguida se tornou vila com o nome de Vila de São Francisco Xavier de Itaguaí. Consideram este ano como o ano da fundação de Itaguaí. Em 1822, Dom Pedro I passou a noite em Itaguaí já que a vila se tornara caminho para São Paulo e Dom Pedro estava indo para lá proclamar a independência. Com a abolição da escravatura, a região que economicamente era sustentada pela agricultura sofreu grandes perdas, pois dependia dos escravos para trabalharem na terra. Após o período que transformou a região, essa conseguiu manter o progresso. Seu porto era um dos mais modernos e transitados em 1849.Pois Itaguaí era a rota mais segura para São Paulo e Minas Gerais. Por aqui foi registrada a passagem e a presença de pessoas ilustres como o Imperador D. Pedro II e demais autoridades da Corte que utilizava o único caminho que dava acesso a São Paulo. Encontro com a Ferrovia Já que nestes anos a Ferrovia D.Pedro II ainda não havia sido implantada.Era comum que personalidades passassem pelo porto tais como médicos militares ,engenheiros , membros da corte,e até o próprio D. Pedro II .Ao ser terminada em 1870 a ferrovia transportava muito mais carga que passageiros o que potencializou o porto de Itaguaí. Curiosidade Mas talvez o fatos mais marcante tenha se dado em 1860 por conta de um tarefeiro já exausto por manter os elevados níveis de pedidos vindos da corte, este acelerou a produção na moenda de cana e teve sua mão arrancada pela máquina. Em pânico o capataz da fazenda o leva a Casa de caridade São Francisco Xavier que havia sido inaugurada dois anos antes em 1858 .Lá a equipe constata que a mão do homem estava presa apenas pelo tecido da camisa e pouco mais que 5 centímetros de pele. O médico responsável do plantão é chamado. O Dr. Gilson Braga junto a sua equipe ,reimplanta a mão e acaba por ganhar as páginas da imprensa internacional.Um jornal local fez as honras de traduzir as manchetes inglesas e americanas .O Jornal “O verdadeiro cacique”escreve :”Foi realizado na cidade de Itaguaí ,Brazil ,o primeiro reimplante de mão, no mundo!”

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o fato do primeiro reimplante de mão do mundo ter sido em Itaguaí e pelo Dr. Gilson Braga está correto,mas as datas,o paciente e o acidente está totalmente equivocada.
    Sou neta do cirurgião Gilson Braga e os fatos estão totalmente errôneos,peço ao dono do blog para se informar melhor e corrigir tais erros grotescos pois Itaguaí tem muito do que se orgulhar deste ser humano Fantástico que foi meu avô Gilson Braga,que hoje inclusive a cidade como forma de homenagia-lo deu a uma rua o nome dele.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir