Um espaço virtual,informativo de atividades artistico culturais meritiense. Com uma cara jovem e um pensamento maduro sobre politica ,educação,e diversidade, com um leve toque de jornalismo.
Total de visualizações de página
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
História de NOVA IGUAÇU
Origem
Por volta de 1540 única coisa que se esperava da Baixada é que esta fosse caminho para as riquezas encontradas em Minas Gerais. As vilas e aldeias foram se formando sem planejamento algum por parte de Portugal.Mais interessados em extrair riquezas para pagar dividas e impedir invasões ,não sobrava tempo para pensar nos colonos e nativos “nesta região os Tupinambás”. Com o Cristianismo vindo da Europa ,muitas capelas eram erguidas para marcar o inicio de povoados .Entre elas a capela de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú que foi erguida em 1699 na propriedade do alferes José Dias de Araujo. Ali surgiria o povoado de Iguassú.no ano de 1811 em uma reunião da junta real do comercio fica decidido que uma estrada teria que ser construída para dar vazão a produção de café que seria negociada coma Inglaterra,surgiria então a estrada do comercio(primeira estrada pavimentada do Brasil para passagem de café).Em 15 de janeiro de 1833 o povoado e elevado a Vila de Iguassú.
Em 1850 a Cólera (Morbo)mata quase todos os habitantes de Iguassú,uma onda de saques acontecem sem que as autoridades possam fazer nada.O governo temia a cólera se propagasse com os objetos roubados,logo estes são deixados para trás.Em 1854 a E .Ferro D.Pedro II chega a região fazendo parada na estação de Maxambomba.Em 1875 com a construção da Fazenda São Bernardino surge a Estrada de Ferro Rio do Ouro com o ramal Tinguá adaptado para passageiros.Em 1916 por iniciativa do político Manoel Reis o nome da segunda sede do município passa de Maxambomba para Nova Iguaçu.
Encontro com a ferrovia
A ferrovia “Central do Brasil,”proporcionou o crescimento esperado a localidade de Maxambomba .Sendo a substituta da então devastada Vila de Iguassú,a nova sede teria a responsabilidade de enviar sua produção com todos os problemas de logística que a ferrovia apresentava naquela época,tais como ,comunicação terrestre,abastecimento de água,manutenção das peças que vinham da Europa e até o rompimento de trilhos em regiões mais alagadas.
Curiosidade
Em 1837 o coronel de engenheiros Conrado Jacob de Niemeyer elaborou um mapa da Vila Iguassú.Este continha a história do “Largo Lava-pés”,um largo que possuía um desnível no calçamento e este deixava que o Rio Lava-pés corresse livremente.Os fieis que iam a igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade usavam esta água para limpar a lama que ficava em seus calçados e roupas ,provenientes de ruas não calçadas.Depois de limpos Os fieis dirigiam se a igreja. O rio ainda existe soterrado nas ruínas da Vila .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário